25/02/13

“De manhã vamos todos acordar com uma pérola no cu”


A prova de que Portugal não aguenta tamanha austeridade está no ritmo das anedotas. Fait divers que se transformam em casus belli, e não, não falo do anúncio público do próximo casamento do ministro-adjunto. 
Há tempos foi o levantamento contra Pepa. Indignada com o facto de a jovem ter trocado os desejos de paz, amor e o fim da fome em África pela futilidade de uma mala, a nação falou a uma só voz e a voz de Pepa foi silenciada. 
Tivemos também Zico. Mais de 70 mil assinaturas em defesa de um cão acusado de matar uma criança. A mobilização contra o seu abate surpreendeu tudo e todos incluindo Francisco Louça que, após analisar o “problema de segurança” à luz dos princípios da IV Internacional, assinou a petição. 
Entretanto, José Luís Peixoto foi à Coreia do Norte duas semanas e publicou “Dentro do Segredo”. A leitura do livro, que também poderia ser chamado “O rapto de um telemóvel no país de Kim”, permite concluir que Deus dá vistos a quem não tem unhas e que há países bem mais pitorescos do que o nosso. 
Mais do que pitoresca, exótica, é decerto Erica Fontes, portuguesa que ganhou o prémio XBIZ de melhor actriz pornográfica internacional, algo que teve a virtude de despertar por momentos um povo murcho e deprimido. Bem-haja, Erica, mais o seu “Anally Talented”! 
Franquelim Alves, não sendo loiro, também foi mobilizador. Antes tivéramos o “espremedor da Nutella”, exemplo maior do empreendedorismo jovem, o regresso da “TV Rural” e, por fim, o “quer factura?”. O AO foi metido a martelo no assunto – “tomar” ou “levar” – num debate que se mostrou inconclusivo. 
A última anedota que li é que Miguel Relvas sofre de insónias e quer mandar os jovens para o campo. Fica-nos a faltar um meteorito. Cavalos e cavalgaduras já temos.

1 comentário:

fallorca disse...

« “O rapto de um telemóvel no país de Kim”», é que nem as pensas; atiras logo e não perguntas depois, eheh