16/07/12

És a nossa cruz

Como escrever sobre isto. Como escrever para além disto. Como escrever brechtianamente sobre isto. O que é isto. Quem é isto. De onde é que isto apareceu. E não podemos mandá-lo embora?
 O grau zero. O grau abaixo de zero. Ainda assim. O Verão. As sardinhas. Os robalos. My name is Vara, Armando Vara. Uma mulher foi presa em Aveiro por ter roubado um atum. Oh abençoada luz. Luz. O Mexia. Ai, ai que o gato mia. Os casinhotos de Sócrates e as vivendas da Coelha. O asfalto do Coelho. Como é que nos livramos disto. O país da Europa com mais autoestradas per capita. O segundo do mundo com mais gente deprimida. Os cursos farinha amparo. Os doentes. Os deficientes. O ministro da motoreta. A ministra das gravatas. O Relvas das bravatas. O assassínio do Tua. Os abismos de Passos. As olheiras de Gaspar. Os silêncios de Gaspar. “Os calados são os piores”.
Um autocarro desviado do Marquês para o quartel da Trafaria: “Nem mais um soldado para as colónias!”, e gente a rir. Táxis. Piadas pueris. “Está livre? Então, viva a liberdade!” Mais piadas: “O senhor doutor dá licença? Ora essa, está licenciado!”. “Está a jantar sozinho? Não, estou num jantar de curso”.
O discurso. As decisões: não deviam ter gamado os subsídios mas o que está feito, está feito. Pim! O regresso a Américo de Deus Thomaz. Deus, porque nos abandonaste? O saldo dos aventais. Irra, que é demais!
Os delfins urbanos. As praxes. A ignorância. O medo: “uma cabeça cortada não dói, mas tem uma importância danada”. Quem se mete com o PS leva. 16,2% de desempregados previstos para 2013. ‘Ó patrão dá-me um cigarro’. As urgências de António Borges. Os sobreiros suicidas e, pelo meio deles, galante, António José, formoso e não seguro… (continua).

5 comentários:

anamar disse...

Ora viva!
Só hoje a associei às crónicas do Expresso, porque a li ontem.
Por alguma razão e já gostava de a ler aqui.:))

Estou no Mar à Vista - anamar, blogspot...
Boa semana.

Anabela Magalhães disse...

Excelente post, Ana Cristina! Com a tua licença... eheheh... não precisas de me licenciar... vou surripiar-to! Thanks! Votos de excelente semana... apesar de tudo...

cs disse...

excelente!

fallorca disse...

Acrescenta o título do CM de hoje: «Não há culpados no Freeport»
Óbvio, só beneficiados

morais.oliveira disse...

Boa noite Ana Cristina.

Saúdo o seu regresso!
Sou seu fá do Expresso, desde o artigo dos "taxes"/"táxis" e o que muitas vezes me pergunto é por que raio não o fui antes...
Excelente artigo este de agora, a revisitar a nossa história recente "à vol d´'oiseau". Mas eu gostava de lançar 1 pergunta (não, não é "E não se pode exterminá-los?") Mas afinal quem os pôs lá, ou por outra, quem os tem posto lá? Será que é como que se diz, que 50% de nós depende do Estado e vai votando de uma ou outra maneira só para segurar o tacho?
Cumprimentos.
Fernando Oliveira