05/04/11

FMI vem dar razão a Karl Marx — o que mais nos irá acontecer?

O velho Marx está com certeza a dar gargalhadas no túmulo. Enquanto Assis, o grande socialista, fala em arcaísmos, Dominique Strauss-Kahn, o grande capitalista, vem dar razão ao autor de O Capital (querem coisa mais arcaica?), reconhecendo que se acentuou "o fosso entre ricos e pobres". E se isto não são tempos interesantes, não sei o que são tempos interessantes.

5 comentários:

cs disse...

Ana

o Marx não é arcarco. Foi convenientemente posto de lado por um sistema que nos formatou e que nos fez acreditar que o capitalismo era um caminho melhor. Eu acho. :)

James disse...

Nada.
Vai piorar.
E não se esqueça que o Strauss-Kahn foi Min. das «Finankas» num governo do PSF...

James disse...

Ana Cristina, duas coisas...
(na minha igualmente pessoalíssima opinião, a modéstia deixo-a consigo)

01. Já li Marx quando era mais novo.
Atéjá fui «marxista» e tudo.
Akilo é uma complicção, não presta, e o gajú era um chuleco,fodia sopeiras, um putanheiro, e deixava-se sustentar pelo amigo Friederich Engels. Assim também eu escreveria não importa o quê.

02.Vcs. todos estão no direito de «desgostar» do Assis, mas eu gostaria de saber quantos de vcs. se fixeram eleger para uma câmara municipal aos 22 anos... Quantos ??
E já agora, quantos são mais articulados que ele ???
Não significa concordância, apenas consideração. Avacalhar não é uma estratégia, que eu saiba.

Alberto disse...

O problema não é o marxismo. Existem análises que Marx fez que são interpretações justas da realidade. O problema está em alguns messianismos para-científicos do marxismo e fundamentalmente no leninismo. Este ultimo deixou na Ásia, Europa e, em menor grau em África, uma pilha de mortos com kilómetros de altura. Mas os homens, na sua procura da justiça, gostam de se iludir. O leninismo e sequelas continuam vivas.
Alberto

Ana Cristina Leonardo disse...

mas eu gostaria de saber quantos de vcs. se fixeram eleger para uma câmara municipal aos 22 anos... Quantos ??


Eu não, de certezinha.