15/07/10

Isto está a ficar tão chato que ainda nos vamos afundar todos num mar de merda, perdão, de bolas de berlim

No dia anterior tinha revisto Road to Perdition, filme que curiosamente reúne dois descendentes lusos, Tom Hanks e o próprio realizador, Sam Mendes.
Não tem nada que ver com o assunto, mas um dos actores mais bonitos de sempre, o Paul Newman, também entra. Faz de velho mafioso.
O filme é, portanto, sobre a Máfia. Na Máfia, como em todo o lado, há gente que presta e gente que não presta. Tom Hanks está entre os primeiros. Quanto aos segundos, primeiro matam-lhe a mulher e o filho mais novo; a seguir, tentam matá-lo a ele e ao filho mais velho. Road to Perdition, não sendo uma obra superlativa, daria certamente para dissertar sobre aquela frase do Ortega y Gasset (o filósofo que um dia Sócrates disse admirar), yo soy yo y mi circunstancia.
Adiante. No final do filme, o filho perde o pai e escolhe ir viver para a quinta de um casal de agricultores que os havia acolhido lá pelo meio. Durante todo o tempo em que andam a fugir ao Jude Law (que também é giro mas não tão bonito como o Paul Newman nem nada que se pareça), o puto, claro, não vai à escola. No fim, apesar de menor e órfão de mãe e pai, é ele quem escolhe as (boas) pessoas com quem deseja viver.
Resumindo: era um tempo sem Inspecção Geral da Educação nem Comissões de Protecção a Menores. Dir-me-ão que agora é melhor. Talvez. Mas o meu coração imediatamente balança quando leio, no dia seguinte a ver Road to Perdition, que a Autoridade Marítima apreendeu 500 bolas-de-berlim no Algarve.
E quem souber de algum caso de morte, ou de simples diarreia, derivado a bolas de berlim vendidas pelos areais que atire a primeira pedra!

4 comentários:

fallorca disse...

Às vezes, pareces o Cormac McCarthy; salvo seja e com o devido respeito por ambos ;)

Ana Cristina Leonardo disse...

Fallorca, com o devido respeito: no country for old women
:)

F disse...

Perigo para a saúde pública é o Sócrates!

F disse...

Por acaso o Paul Newman nesta foto está bastante bem.