05/03/09

A lex nokia, o factor humano e a dona fernanda dos correios

Quando, a 11 de Setembro de 2001, dois aviões comerciais se lançaram contra o World Trade Center, a forma como os EUA se mostraram vulneráveis a ataques terroristas pareceu inacreditável. Claro que a tecnologia esteve envolvida no caso, mas não será necessário ser o Agente 86 para perceber que o contou ali, sobretudo, foi o factor humano: uns tipos que não se importaram de morrer atirando-se contra as Torres.
Vem isto a propósito da nova lei finlandesa, dita contra a espionagem industrial, que visa permitir às empresas e ao Estado o acesso a e-mails privados. Apesar dos desmentidos, na Finlândia garante-se que a Nokia está por detrás da nova legislação, que já foi baptizada Lex Nokia.
Bom, sobre isto, a única coisa que quero dizer é o seguinte: a próxima vez que tiver fórmulas secretas para vender ao inimigo (por um bom preço, naturalmente...) não o farei via e-mail nem sequer por telemóvel, seja de que marca for. Escusam de se dar ao trabalho. Vou antes ali aos Correios e enfio uma carta no marco. Ou então entrego-a à dona Fernanda, que é uma senhora muito simpática que lá trabalha e que me pergunta sempre como vai e a família.

2 comentários:

F disse...

Nem sei o que dizer. Ainda bem que existem alternativas como os correios.
A gente, para comunicar, não precisa de usar o email da empresa, ou precisa?!? Pode, através da internet, usar outros endereços emails que tenha. Isto, no caso de a Dona Fernanda não estar disponível!
Será que a própria Nokia estaria na disposição de ser "verificada" quando à veracidade das suas afirmações quando diz que não tem nada a ver com o facto de a lei ter passado.

Táxi Pluvioso disse...

Isso era bom. A dona Fernanda trabalha paro o inimigo.